Conheça Otávio Rocha

Distrito de Flores da Cunha, distante 12km do centro da cidade, Otávio Rocha é uma vila distinta pela sua tranquilidade e pela sua forte cultura italiana.
Berço da imigração italiana, essa localidade mantém usos e costumes, festas e tradições dos seus antepassados.
Pertinho de Caxias do Sul por acesso aslfaltado, são 13km até os Pavilhões da Festa da Uva.
O Dr. Otávio Rocha foi um político gaúcho: senador, deputado e prefeito de Porto Alegre. Ao ajudar na emancipação de Flores da Cunha (antes Nova Trento) de Caxias do Sul, teve seu nome lembrado quando da criação do 3º Distrito do novo município.

Atrativos Turísticos

PARQUE DA GRUTA



Aberto para visita de segunda-feira a domingo das 08:00hs às 18:00hs.
Local para contato com a natureza e com espaço para piquenique com churrasqueiras.

Localizado à 2 km do centro, com acesso asfaltado, o local preserva uma gruta de rocha natural com um cascata de 15m de altura. Dentro da gruta, há uma fonte natural e desde 20 de janeiro de 1980, a imagem de Nossa Senhora das Graça. Todos os anos, nos primeiros dias de dezembro, ocorre uma festa votiva a Nossa Senhora.


MUSEU PADRE ALBERTO LAMONATTO



Aberto para visita de segunda a sexta-feira das 07:30hs às 17:00hs.
Para visitar sábado, domingo ou feriado é necessário agendar através do telefone 54-3279-1298.

Está localizado dentro da Sub Prefeitura de Otávio Rocha. A construção do prédio foi iniciada em 1935 e funcionou como residência de diversos Sub Prefeitos, além de servir de cadeia, no seu subsolo, em tempos antigos.
O museu conta com o acervo histórico doado em testamento pelo Padre Alberto Luiz Lamonatto, com destaque para a coleção de vinhos e licores. A inauguração do museu aconteceu em 1998 e recebeu a doação de objetos, utensílios, móveis e ferramentas dos moradores de Otávio Rocha.


RUAS COM NOMES DE UVA



Desde 1975 por inicaitiva do então vereador e prefeito em exercício Claudino Muraro, o nome das ruas de Otávio Rocha foram trocados por nomes de variedade de uva. Era o ano comemorativo do centenário da colonização italiana na Serra Gaúcha. Deste modo, a rua Otávio Rocha passou a ser Avenida Uva Itália e outras como Rua Uva Bonarda, Uva Moscato, Uva Niágara, Uva Merlot, Uva Isabel passaram a compor a nomenclatura das ruas do distrito.


PRACINHA DA VINUVA



A pracinha da Vinuva tem esse nome porque a estrada que passava neste cruzamento com a atual Avenida Uva Itália, chamava-se Estrada da Vinuva.
Com formato de triângulo, nesta pracinha, desde 1975 há um monumento em homenagem aos festejos do centenário da imigração italiana que é uma bordalesa de vinho feita em concreto.
E junto a ela, uma Cruz que marca a celebração das missões em Otávio Rocha, ocorridas anos antes.


PRAÇA REGIONAL DA UVA



É a praça central de Otávio Rocha que homenageia os oito municípios maiores produtores de uva da região: Antônio Prado, São Marcos, Flores da Cunha, Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Garibaldi e Veranópolis. Cada um dos oito municípios tem uma parreira plantada em local especial.
Também contempla diversos monumentos descritos a seguir:

  • Monumento ao Carreteiro - O carreteiro era quem dirigia as carroças que faziam o transporte na região colonial italiana nos primeiros cinquenta anos de história. Linda homenagem a estas figuras importantes da nossa localidade e da nossa região.

  • Pinheiro Vivo: Marco do Centenário - Foi plantado pelo governador e pelo Secretário da Agricultura do ano de 1982, em um local da Praça com placa que o identifica, em comemoração ao Centenário da Colonização Italiana. O pinheiro foi muito importante para a sobrevivência dos imigrantes italianos em seus primeiros anos na nova terra, pela sua madeira e também seu fruto: os pinhões.

  • Monumento ao Terceiro Milênio - O monumento é composto de uma pirâmide futurista, com duas peças triangulares, com um dos ângulos para o centro da terra, representando os dois milênios passados e outra em forma de triângulo, em aço inoxidável, representanto o novo milênio de esperança e de luz que está nascendo. A pirâmide, em suas três pontas, repousa sobre três pontos cardeais, ficando a parte da frente livre, para acolher o nascer do sol pelo leste. Embaixo deste conjunto sob um pedestal de pedra, representando um bordaleza, está um quadro de Nossa Senhora da Uva. Era o ano de 2001.

  • Nossa Senhora da Uva - Imagem produzida pelo artista plástico Jovino Nolasco de Bento Gonçalves, inspirado no quadro do pintor francês Pierre Mignoud  (1612-1695). Nossa Senhora da Uva representa a fé o maior produto desta terra.

  • Leão Alado - Símbolo de São Marcos Evangelista, padroeiro da Paróquia de Otávio Rocha e também figura representativa da República de Veneza, região de onde vieram os nossos imigrantes. Este monumento homenageia o Centenário da Colonização Italiana.


BELVEDERE MONUMENTO AO CENTENÁRIO DA COLONIZAÇÃO DE OTÁVIO ROCHA



O Belvedere chamado também de Monte Calvário, foi construído pelo Grupo de Jovens de Otávio Rocha e com doações de 100 famílias, representando assim cada qual com um ano da colonização italiana de Otávio Rocha naquele momento. Foi inaugurado no dia 09 de abril de 1982, com procissão luminosa e celebração da Via Sacra.
A cruz de ferro tem 14 metros de altura e o Cristo tamanho natural. A escadaria tem mais de 170 degraus e lá de cima podemos contemplar a Vila de Otávio Rocha.


CASARÃO DOS VERONESE


Para visitar é necessário agendar através do telefone 54-3279-3600, ramal 217 Subsecretaria de Cultura.

O principal símbolo arquitetônico da imigração italiana na cidade, e um dos únicos do Rio Grande do Sul, foi restaurado com recursos provenientes da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), com patrocínio das empresas Florense e Keko. A Prefeitura Municipal participou com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. O projeto foi do arquiteto Edegar Bittencourt da Luz.
Nesta casa viveu a Família Veronese que imigrou para Otávio Rocha em 1882.



FESTAS TRADICIONAIS


Festa Colonial da Uva
Festa da Colônia


Museu Padre Alberto Lamonatto
Igreja Matriz de Otávio Rocha
Igreja Matriz de Otávio Rocha
Igreja Matriz de Otávio Rocha
NewsletterDona Adélia

Localização

Rua Uva Bonarda, 838, Distrito Otávio Rocha
Flores da Cunha - RS | 95272-000 | Brasil

Contato

(54) 3279.1160 | Telefone
(54) 99978.6782 |Whatsapp
donaadelia@donaadelia.com.br | E-mail