Otávio Rocha

“Nos pequenos frascos as grandes essências”. Nenhuma outra frase, mais do que esta poderia exprimir o que é hoje Otávio Rocha. Pequeno vilarejo, tanto em seu casario urbano, como em sua área geográfica distrital, constitui assim mesmo, o verdadeiro centro vivo das tradições italianas.
Coração regional vitícola, ponto atraente de veraneio, dotado de esplêndidas paisagens, Otávio Rocha, constitui-se ainda em uma reserva da história da colonização, com seus costumes típicos e seu dialeto vicentino.”
POR FLORIANO MOLON.


Parque da Gruta

Distante 1 km da vila, o parque abriga uma gruta natural com cascata de 25 metros. É propriedade da Associação de Amigos de Otávio Rocha, que promove a cada primeiro domingo do mês de dezembro de cada ano uma festa em devoção a Nossa Senhora das Graças, cuja imagem está presente no interior da gruta junto a uma fonte de água.

Belvedere do Monumento do Centenário
Localizado ao final da Av. Uva Itália, logo atrás do hotel, apresenta subida de 170 degraus e as estações da Via Sacra de Jesus Cristo. Belíssima vista panorâmica do vilarejo.

Museu Pe. Alberto Lamonato
Localizado em frente a Praça no prédio da Sub-Prefeitura de Otávio Rocha, expõem também um belo acervo de licores e vinhos deixados como herança pelo Padre Alberto Lamonato.

Praça Regional da Uva
Inaugurada em 9 de agosto de 1953, a praça é uma homenagem aos municípios maiores produtores de uva do Estado e cada qual plantou uma parreira em forma de gratidão.

Igreja Matriz São Marcos
É uma das primeiras igrejas em estilo moderno no Estado. Foi construída em 1965, no mesmo local onde antes havia uma antiga capela do século XIX, em virtude da criação da Paróquia de São Marcos em Otávio Rocha, 1962. No seu interior, destaca-se a estátua de São Marcos, esculpida em madeira e a Via Sacra, pintada por Guido Mondin.

Campanário
Concluída em 1921, a torre de pedra tem 35 metros de altura e abriga 3 sinos provenientes da Itália.



Festas e Eventos Comunitários

A união da comunidade faz a força para preparar e executar as tradicionais Festas Religiosas e Comunitárias que acontencem ao longo do ano em Otávio Rocha, como a Festa de São Marcos em abril, a Festa de Santo Antônio em junho, a Festa de Nossa Sra da Saúde em novembro, além de todas as outras que são realizadas nas capelas pertencentes à nossa matriz.
Em julho, a Festa da Colônia e a cada quatro anos a FecoUva, a nossa esta da uva.
O principal atrativo de todas elas é o Menarosto. Este, é um assado de codorna, galeto, leitão e, às vezes, coelho, preparado com horas de antecedência e acompanhado de massa, radicci, polenta, vinho e muito calor humano. O menarosto é um banquete herdado dos nossos colonizadores italianos.

 

Roteiro Turístico Caminhos da Colônia
Num percurso de 35 km por estradas que misturam o asfalto ao chão batido nos Caminhos da Colônia, os visitantes são convidados percorrer locais bucólicos e pitorescos.dos imigrantes italianos, tradições, usos e costumes O Roteiro interliga Caxias do Sul, e acessos para RS 122 e BR 116, a Otávio Rocha por 2 km de chão e outros 13km de asfalto.
Fonte: www.caminhosdacolonia.com.br